terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Biografia 07: Avril Lavigne

Avril Lavigne

Avril Ramona Lavigne, mais conhecida como Avril Lavigne, nasceu no dia 27 de setembro de 1984 na cidade de Belleville, Canadá. Ela é uma cantora e compositora, mas também realiza trabalhos na área de design de moda ajudando as pessoas carentes, sem contar que está fazendo alguns trabalhos como atriz.
Apesar de nascer em Belleville, Lavigne cresceu na cidade de Napanee, Canadá.
Filha de Jean-Claude Lavigne e Judith-Rosanne, Avril começou a cantar em corais de igrejas ainda pequena e aos 2 anos de idade recebeu de sua mãe o apelido de "pequeno pássaro cantante". Ela também fazia pequenos shows em exposições de gado, mas seu primeiro grande show foi aos 13 anos, quando ganhou um concurso e dividiu o palco com a cantora Shania Twain para um público de 20 mil pessoas.

A partir daí Lavigne não parou mais e aos 15 anos ela abandonou a escola e foi mandada por seus pais para Nova York, onde trabalhou com L.A. Reid, Cliff Magness e The Matrix, grandes compositores e produtores musicais. Apesar da pressão para seguir o country ou o pop, ela sabia bem o que queria: O Rock. E assim foi feito.

Em 2000 ela lançou seu primeiro álbum, "Myself".
Seu segundo álbum, "Let Go", lançado em junho de 2002, trouxe o nome Avril Lavigne para o mundo do sucesso. A gravação vendeu mais de 18 milhões de cópias no mundo todo e rendeu 8 indicações ao Grammy à adolescente que ainda tinha 17 anos.

Em 2004, a canadense lançou "Under My Skin", seu terceiro disco. A gravação confirmou o que o álbum anterior já dizia: Avril veio pra ficar. Com letras muito pessoais, guitarras mais presentes e um estilo mais introspectivo, "Under My Skin" vendeu 14 milhões de cópias em todo o mundo. Muitas das letras são baseadas em experiências reais de Avril, como "Slipped Away", escrita em memória do falecido avô da cantora.

Em 2006 Avril fez três trabalhos no cinema e além disso se casou com Deryck Whibley, vocalista da banda SUM 41, de quem era noiva desde 2004. No final do mesmo ano a cantora lançou o single promocional "Keep Holding On", para o filme "Eragon". 

Em 2007, Avril lançou "The Best Damn Thing", seu quarto álbum, que segundo ela foi o mais "rápido, divertido, jovem, malcriado, agressivo, arrogante e dançante". O hit Girlfriend trouxe uma Avril diferente do que tudo que ela já tinha feito: com coreografias, dançarinas e muito rosa. A música conquistou as paradas de todo o mundo e rendeu à cantora dezenas de prêmios, além de alcançar o topo da Billboard. A turnê de divulgação desse CD foi a "The Best Damn Tour", a maior produção da carreira da cantora.

Em 2008, a cantora investiu na moda e lançou sua grife "Abbey Dawn", seu apelido de infância dado por seu pai. Com pouco mais de dois anos a marca conquistou as prateleiras em lojas dos Estados Unidos e Canadá e possuiu loja própria no Japão.

Em 2009, ela lançou seu primeiro perfume, "Black Star", que foi um sucesso de vendas em toda a Europa. Em setembro do mesmo ano, a canadense se divorciou de seu marido.

No começo de 2010, Avril entrou para a trilha sonora do filme "Alice no País Das maravilhas". Quando trabalhava na Disney numa coleção "Abbey Dawn" especial para o filme, ela se encantou com o universo criado por Tim Burton e simplesmente pediu para escrever uma edição. Sua canção Alice foi o primeiro single do álbum "Almost Alice".
Em setembro do mesmo ano, ela anunciou a criação da Fundação Avril Lavigne, uma entidade filantrópica que ajuda crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais e de doenças graves.

Em 2011, ela lançou seu quinto álbum, chamado "Goodbye Lullaby". Seu novo disco estourou e suas maiores músicas foram "What The Hell", "Smile" e "Alice".

No ano de 2013 ela lançou seu quinto álbum, Avril Lavigne, cujo a música de maior sucesso foi "Here's To Never Growing Up".


Por: Thalia Giovana

Nenhum comentário:

Postar um comentário